ESDRAS 3: A RECONSTRUÇÃO DO REINO DE CRISTO

A reconstrução do reino de Cristo está decididamente contado em detalhes também nas linhas de Esdras e Neemias.

No capítulo 3 de Esdras vemos uma narração sobre os acontecimentos precedentes a chegada de Esdras e Neemias à Jerusalém com todo o ouro e prata (figura dos crentes do Novo Testamento) e ornamentos do Templo para a Sua conclusão, bem como o desencadear de várias partes finais da reconstrução da cidade de Jerusalém.

Para as questões espirituais desta narrativa o capítulo 3 de Esdras traz informações maravilhosas sobre algumas importantes passagens do Novo Testamento, em especial a de Mateus 27:52,53. Compreendendo esta passagem de Esdras se pode perfeitamente compreender o que foi narrado em Mateus sobre os irmãos que ressuscitaram logo após Cristo ressuscitar, e adentraram a Jerusalém celestial.

Claro que essa análise deve ser feita a luz da relatividade do tempo explicada AQUI, onde os eventos espirituais não obedecem a contagem do tempo que nós fazemos aqui na terra. A visão sob as lentes da contagem do tempo espiritual bíblico dos versículos 52 e 53 de Mateus 27 coloca estes versículos explicando o que iria acontecer agora com a vinda do nosso Senhor Jesus, e não como várias pessoas saindo literalmente de suas sepulturas na época da crucificação como muitos pensam.

A “duração” entre a ressurreição de Cristo e o evento da ressurreição dos demais irmãos não está descrito como sendo “simultaneos” nestes versículos, e Esdras 3 nos fornece a correta colocação destes fatos na linha do tempo, onde para a reconstrução da Jerusalém celestial, ou na volta dos seus habitantes (suas “pedras”) se dariam o início de uma nova era, provocada pelo sacrifício e ressurreição do nosso Senhor Jesus, as primícias.

Mas vamos a Esdras 3 e suas edificantes mensagens espirituais e do Evangelho da Salvação para os nossos dias.

Esdras 3:

1 CHEGANDO, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém (estes são os crentes da primeira ressurreição que começou com a ressurreição de Cristo em 33 dC – Mateus 27:52,53 – e os que serão arrebatados até 19 de maio de 2012).

2 E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus. (a primeira missão foi erguer um altar, ou seja, preparar todo o conteúdo do Novo Testamento em “cartas”)

3 E firmaram o altar sobre as suas bases, porque o terror estava sobre eles (este foi o ambiente espiritual que os irmãos encontraram), por causa dos povos das terras; e ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, holocaustos pela manhã e à tarde (busca intensa de explicações nas doutrinas do Evangelho).

4 E celebraram a festa dos tabernáculos, como está escrito; ofereceram holocaustos cada dia, por ordem, conforme ao rito, cada coisa em seu dia. (toda a era da igreja ao final foi comemorada nesta festa)

5 E depois disto o holocausto contínuo, e os das luas novas e de todas as solenidades consagradas ao SENHOR; como também de qualquer que oferecia oferta voluntária ao SENHOR;

6 Desde o primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocaustos ao SENHOR; porém ainda não estavam postos os fundamentos do templo do SENHOR. (as pedras estavam sendo preparadas mas não estavam ainda em seus lugares – 1Reis 6:7 – mas que com a vinda do nosso Senhor Jesus serão todas postas nos seus lugares)

7 Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros, como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar, para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia.
8 E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da casa do SENHOR, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para que a dirigissem. (o “primeiro ano” foi ano aceitável ao Senhor e foi o ano da era da igreja e suas primícias… o segundo ano será o ano da era do Reino de Cristo na terra, o ano da reconstrução do reino, o ano de se colocar as pedras do Templo no seu lugar, o ano que começará agora em maio de 2012 no segundo mês do segundo ano, ano que demorará mil anos em nosso calendário, a reconstrução de Jerusalém e de todo o reino celestial de Cristo)

9 Então se levantou Jesuá, seus filhos, e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para dirigirem os que faziam a obra na casa de Deus, bem como os filhos de Henadade, seus filhos e seus irmãos, os levitas. (não serão todos sacerdotes os que desembarcarão da primeira arca, mas todos terão o mesmo pensamento, serão “como um só”)

10 Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi, rei de Israel. (mas serão apenas os sacerdotes a estarem na presença de Deus, conforme o que é determinado pela Lei)

11 E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao SENHOR, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao SENHOR, pela fundação da casa do SENHOR. (este será o trabalho dos que ressuscitarem e será feito de tal forma que apenas júbilo e louvores se ouvirão destas vozes)

12 Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
13 De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe. (que Glória, que maravilha, que coisa linda!!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s