DECIFRANDO AS ESCRITURAS COM OS APÓSTOLOS


A seguir apresento um resumo de como os Apóstolos “olhavam” para as Escrituras Sagradas em seu tempo, o mesmo que devem os filhos de Deus buscar fazer para compreenderem as mensagens do Livro Sagrado chamado Bíblia.

Possa Deus ter misericórdia de todos nós.
.

A Bíblia somente em sua inteireza é a Palavra revelada de Deus

2 Timoteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada {literalmente, “Sopro de Deus”}, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

2 Pedro1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

I Tessalonicenses 2:13 Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.

Apocalipse 22:18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

Porque a Bíblia é um livro como nenhum outro (não escrito por homem mas pelo infinito Deus), nós devemos buscar a Deus somente por instruções estabelecidas na própria Bíblia. A Bíblia deve ser a nossa única autoridade. Nós não podemos usar os pensamentos vãos de nossa mente pecaminosa para desenvolver regras que interpretem a Bíblia.
.

Todas as Palavras das Escrituras, todos os caracteres das palavras no idioma original são perfeitos e verdadeiros

Provérbios 30:5 Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

Salmos 12:6 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.

Salmos 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Apocalipse 21:5 …E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Romanos 3:4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso;…

Como estas palavras são perfeitas e verdadeiras, não pode existir nenhuma contradição dentro da Bíblia. Assim que, se nós encontrarmos algumas passagens que parecem se contradizer, nós podemos saber que não entendemos uma destas aparentes contradições corretamente. Deus frequentemente usa estas aparentes contradições para chamar nossa atenção para um importante ensino das escrituras, forçando-nos a estudar com muito mais atenção.
.

A Bíblia é o poder de Deus para a Salvação da alma do homem

Romanos 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Não existe nenhum livro mais importante no universo do que a Bíblia. Deus não salva ninguém aparte do poder do significado da Sua Palavra. Isto é um fato de grande importância para toda a raça humana.
.

Nós só podemos entender a Bíblia se Deus nos energizar e organizar com o Seu Espírito Santo, se Ele nos der pela correta motivação o entendimento da Sua infinita Palavra

I Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Jó 32:8 Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.

Lucas 24:45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Salmos 119:18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

Nós devemos estudar a Bíblia com muita humildade e oração, pedindo que Deus abra nossos olhos espirituais e permita-nos entender a sua Palavra.
.

A Bíblia nos explica que é necessário que comparemos Escritura com Escritura (coisas espirituais com coisas espirituais) para podermos entendê-La

I Coríntios 2:13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

João 6:63 …as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

II Pedro 1:20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

A Bíblia serve como o Seu próprio dicionário. Os significados das frases e palavras não são definidos pela mente humana ou estudos da literatura secular grega, mas sim por Deus – nós devemos olhar e ver como Deus usa essas Palavras em outro lugar dentro das Escrituras.

Porque a Bíblia foi escrita somente por um autor, Deus, nós podemos comparar palavras e frases de uma parte da Bíblia com outra parte da Bíblia. Deus nos fala para compararmos escrituras com escrituras (espiritual com espiritual). Ele não nos diz para comparar história com história, ou gramática com gramática como muitos teólogos de hoje fazem.
.

Uma criança pode entender a Bíblia o suficiente para sua salvação, se Deus lhe dá o entendimento

II Timóteo 3:15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
.

Mas outro fator chave (e de uma maneira surpreendente) é que a Bíblia foi escrita para ser difícil de entender pelos que não crêem. Isto era um método consistente de Jesus ensinar enquanto Ele caminhava e ensinava aqui na terra

Provérbios 25:2 A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las.

Salmos 78:2-3 Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.

II Pedro 3:16 Falando disto, como em todas as suas epístolas {de Paulo}, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
.

Mais exemplos: Jesus falou somente em parábolas

Marcos 4:11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,…33-34 E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.

Lucas 8:10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.

A Bíblia em todas suas passagens tem um significado espiritual (relativo ao corpo espiritual ou “mente”) ou um significado paralelo ao que está sendo narrado relativo ao Evangelho da Salvação, escritos como parábolas e alegorias, que devem necessariamente ser descobertos para a compreensão da perfeita vontade de Deus.
.

O significado histórico ou literal de cada passagem pode ou não ser verdadeiro, dependendo isto do texto da passagem dentro do contexto maior, onde é necessário ser analisado cada evento histórico ou literal em particular e verificar se este não contradiz outras partes das Escrituras. Se contradizer, então unicamente se deve buscar o significado paralelo da passagem, que pode ou não ser espiritual, pois trata-se de uma parábola

Lucas 16:22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Nesta passagem de Lucas não há indicação dela ser uma parábola, porém na análise do texto, dentro do seu contexto, percebemos que a narrativa se trata de uma parábola pela impossibilidade de se dar os diálogos entre Lázaro, o rico e Abraão da forma narrada.

Mateus 16:6-8 E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?

João 4:11,13 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?…Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

João 3:4,10 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? {E Jesus o repreendeu no verso 10:} Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

João 11:11-13 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.

João 6:51-53,60-61,66 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos… Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?…Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

Lucas 24:45-46 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,

Jesus esta dizendo aqui que as escrituras do velho testamento anunciam que Cristo teria que morrer e ser ressuscitado no terceiro dia ainda que não está explicitamente escrito em qualquer parte do Velho Testamento, mas está alegoricamente afirmado em Jonas 1:17:“Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.”

Cristo apontou para este verso do Velho Testamento mostrando-nos que isto está alegoricamente descrevendo a sua ressurreição em Mateus 12:40: “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”

Assim Cristo nos ensina que nós devemos entender corretamente a história de Jonas, onde devemos ver que Ele está nos falando da sua ressurreição.

Lucas 17:12,14-17 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;… E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?

Vemos aqui claras indicações de como nós devemos entender os aspectos espirituais das Escrituras. Cristo comanda os dez leprosos para se mostrarem ao sacerdote como a lei do Velho Testamento mandava.

Isto era uma referencia ao cerimonial da Lei em Levítico 14:2 “Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote,” Cristo mostra-nos em Sua resposta ao único leproso em que Seus comandos eram para serem entendidos espiritualmente, que aponta para o fato de nossa ida ao Grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14 “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.”) quando nos tornamos salvos.

Jesus repreendeu os outros nove leprosos por seguirem os seus comandos literalmente, ignorando a verdade espiritual no intento de obedecer seu mandamento de mostrarem-se a Cristo o Sumo Sacerdote e dar Graças.
.

A Bíblia testifica de si mesma, desde o começo até o fim,  que Ela está cheia das mensagens de Jesus, do Evangelho da salvação e de muitas histórias ou estórias do velho testamento que são atualmente parábolas históricas que simbolicamente apontam para Cristo

Atos 3:18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

Atos 3:24 Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.

João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

Hebreus 10:7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade.

Lucas 24:25-27 E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Nós devemos procurar o evangelho de Cristo em qualquer lugar na Bíblia quando a lemos e a estudamos. Quando começarmos a ver Cristo, nós podemos saber que estamos indo no verdadeiro significado do verso. A Bíblia inteira contém um profundo significado espiritual escondido como parábolas e alegorias dentro dos versos que parecem ser simples ensinamentos morais e históricos.
.

A Bíblia e um livro espiritual e não é para ser lido como um livro de ensino moral ou histórico, ou poesia, ou sabedoria

João 6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Romanos 7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
.

Resumo dos princípios:

1) Sempre ore antes de estudar a Bíblia, desde que é somente o Espírito de Deus que pode abrir os nossos olhos espirituais e nos dar entendimento de sua Palavra.

2)Sabendo que todas as palavras dentro da Bíblia foram escritas por Deus e são completamente verdadeiras, portanto ela estará em harmonia com qualquer outra palavra dentro dela. Se existe uma aparente contradição, temos que levar em conta que ainda não entendemos esta ou aquela passagem corretamente.

3) Nós temos que comparar escrituras com escrituras. A Bíblia é o seu próprio dicionário e define seus próprios termos. Isto significa que quando lemos um verso na Bíblia, nós devemos fazer uma nota para termos uma idéia do que parece estar relacionado com outros versos que temos lido.

Estudando estes versos juntos nos ajudara a entender melhor, desde que um verso pode conter diferentes ligações em um significado geral.

Outra implicação é que nós não devemos ir aos dicionários grego ou hebreu para encontrarmos o significado Bíblico da palavra; nós devemos sim, é olhar em como as palavras em grego e hebreu são usadas por Deus dentro da Bíblia.

4) A Bíblia inteira, o Velho Testamento e o Novo Testamento, estão entrelaçados com o evangelho da Salvação de Deus, apontando para a necessidade da salvação do pecador, do julgamento que está para vir, a expiação do sacrifício de Cristo na Cruz, apontando para o fato de que a nossa salvação é um trabalho feito pela soberana vontade de Deus ou uma verdade espiritual relacionada.

5) Sempre devemos buscar o significado espiritual das mensagens na Bíblia, devendo tomar cuidado com o significado paralelo ou literal dentro dos seus contextos, pois podem a narrativa literal ou “histórica” apenas significar uma forma que Deus usa para “esconder” a verdadeira mensagem na narrativa do fato ou evento histórico/literal.

Mas qualquer significado atribuído a uma parábola deve apontar para Cristo e seu evangelho, e deve estar consistente com tudo o mais dentro das Escrituras.

Salmos 119:97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] SÓ FALAVA POR PARÁBOLAS E SEM PARÁBOLAS NUNCA LHES FALAVA. (recomendo fortemente que o leitor leia este post sobre “Como interpretar as […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s